TCE realiza Seminário para orientar gestores municipais

por Administrador — publicado 24/01/2017 16h01, última modificação 24/01/2017 16h01

              O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizou na última quinta-feira, 19, em Cruzeiro do Sul, o Seminário “Gestão Pública Municipal”, com o objetivo de orientar os gestores sobre as primeiras medidas que devem ser tomadas na gestão das Prefeituras e Câmaras Municipais. Participaram do Seminário prefeitos, vereadores, secretários municipais de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.

            Durante o encontro, o presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, ressaltou que a intenção é criar uma maior proximidade com os gestores, oferecendo oportunidade para que as dúvidas sejam esclarecidas, com orientações sobre as primeiras medidas que devem ser tomadas em relação a prestação de contas, de folha de pagamento, de planejamento governamental e o nosso sistema de licitações e contratos, além de outras informações.

“Entendemos que a principal função do Tribunal de Contas é orientar os gestores, através de uma ação pedagógica e preventiva, oferecendo capacitação aos prefeitos, vereadores, secretários e outros gestores, para que possamos fazer uma boa gestão dos recursos públicos. Esse será o primeiro contato, mas estaremos sempre à disposição para esclarecer as dúvidas e prestar as devidas orientações”, afirmou.

            O presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, fez questão de destacar a importância do Seminário, afirmando ser uma oportunidade para que os novos gestores esclareçam suas dúvidas e trabalhem com mais tranquilidade na gestão dos recursos públicos.

            Técnicos do TCE apresentaram, para os gestores, durante o encontro, na prática, como podem utilizar os sistemas de prestação de contas, de folha de pagamento, de planejamento governamental, de licitações e contratos.

 

Gestores que cumprirem legislação serão premiados pelo TCE

           O presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, anunciou durante o Seminário em Cruzeiro do Sul, que os gestores que tiverem suas prestações de contas aprovadas e cumprirem a legislação, serão agraciados com uma honraria pelo Tribunal de Contas. A notícia animou os prefeitos que ficam empolgados com a possibilidade de receber do TCE um reconhecimento de uma gestão comprometida com a transparência e com a legalidade na aplicação dos recursos públicos.

“Será uma forma de incentivar e reconhecer aquela gestores que se empenharem para que os recursos públicos sejam aplicados dentro da legalidade. O TCE será sempre um parceiro da nossa sociedade e dos gestores”, disse.


Assessoria de Comunicação/Tribunal de Contas do Estado do Acre.

error while rendering plone.comments